Caros amigos e amigas,
Por fim, publicamos o último projeto pedagógico de 2014. Desta vez o tema “As Bruxas e seus Mistérios” foi desenvolvido com a turminha do Ciclo 3 Vespertino e com os educadores Maycom Santiago e Wilma Lino. Boa leitura!
============================================
Introdução
Na primeira semana de aula, as crianças do ciclo 3 encontraram o livro da Bruxa Salomé. Logo percebemos o forte interesse do grupo pelo tema das bruxas. Decidimos iniciar o projeto para tratar da magia das bruxas, contextualizar suas histórias e desmistificar o medo que logo notamos em algumas crianças.
Nossos objetivos
- Fomentar o imaginário;
- Desmitificar o medo das bruxas;
- Realizar um paralelo da história das bruxas com as histórias das crianças;
- Trabalhar os objetivos pedagógicos do ciclo e as áreas de conhecimento.

Projeto Pedagógico – As Bruxas e seus Mistérios
O caminhar do Projeto
Começamos o projeto falando sobre as bruxas mais conhecidas, como a Salomé. A bruxa Salomé veio nos visitar algumas vezes. Em seguida, trabalhamos os seguintes aspectos:
Linguagem oral: a partir das hipóteses das crianças e de algumas perguntas para trabalhar com a organização e a estruturação do pensamento, escuta e enriquecimento do vocabulário. As rodas possibilitaram muitas trocas e contribuições para o grupo.
Artes plásticas: trabalhamos as cores primárias e secundárias por meio da ideia das “poções mágicas”. Vimos que as crianças começaram a ser mais cuidadosas com as tintas nas horas de pintura, limpando e secando os pincéis, se esforçando para descobrir diversas tonalidades diferentes com suas poções mágicas.
O Laboratório da Bruxa Salomé: criamos um faz de conta envolvendo o caldeirão da bruxa e diversos ingredientes que viravam feitiços. Trabalhamos as medidas e quantidades. Aproveitamos para levantar e experimentar as hipóteses das crianças sobre várias misturas, como a mistura de água e óleo.
Letramento: elaboramos bilhetes de culinária, convite para uma vertical oferecida pela turma, convite para o teatro – ou seja, com a função da escrita. Elaboramos um livro junto com as crianças. Para isso, levamos vários livros para a sala e mostramos sua estrutura: capa, letras, título, autor e ilustradores. Enquanto construíamos a história, as crianças se escutavam, ouviam a opinião uma da outra, se ajudavam a completa-la. Fizemos com eles também as fotos com as crianças representando as cenas da história e chamamos as famílias para um lançamento de nosso livro ao fim do projeto.
Matemática: utilizamos o calendário – aproveitando os dias da semana, trabalhados na história da Bruxa Salomé. Fizemos outras atividades, como contar os ingredientes da culinária, pesá-los. Aproveitamos as rodas sobre florestas para investigar quantas árvores havia na vivendo. Essas atividades trabalharam a matemática e sua função, o reconhecimento dos números e as quantidades.
Corporalidade: Brincamos com a corrida de água colorida, na qual as crianças tinham o desafio de encher garrafas com águas coloridas sem derrama-las. No início, as crianças se preocupavam mais em correr do que em transportar a água sem derruba-la. Trabalhamos muito equilíbrio, percepção do espaço, coletividade, medidas e cores.
Conclusão
• O medo intenso de algumas crianças nos fez repensar algumas fases do projeto. Por exemplo, Wilma passou a fingir tomar um feitiço e se transformar na Bruxa Salomé na frente das crianças. Desta forma, as crianças foram perdendo o medo, mas sem perder o encanto pela história.
• Para os/as educadores/as, o desafio foi lidar com algumas de suas próprias limitações, como a atuação cênica. O projeto também foi importante para incentivar a pesquisa e a sistematização do trabalho.
• As crianças se envolveram muito no faz de conta do projeto. O grupo se organizou muito, o que ficou nítido na confecção do livro. Quando tiramos as fotos para montar o livro, tivemos que fotografar cena a cena e as crianças demonstraram empolgação e concentração.
• Para a fechar o projeto, fizemos o lançamento do livro “Festa na Floresta”, com a participação das famílias. Lemos o livro para os/as convidados/as e terminamos a tarde com autógrafos dos/as autores (a turma). Este foi um momento muito emocionante para os pais e mães, educadores/as e, principalmente, para as crianças.
Galeria de fotos
Parabéns pelo ótimo projeto! É sempre ver boas ações como esta!
CurtirCurtir
Que belo projeto! Parabens, fico feliz de ver belos projetos com amor e seriedade.
CurtirCurtir